segunda-feira, 25 de maio de 2009

SONETO DA SEPARAÇÃO

Não foi um casamento
Não era nem mesmo real
Apenas uma União Metafísica
Mas os sentimentos não são reais?
Sempre pensei que fôssem
Sempre os senti verdadeiros
Me trouxeram esperanças, alegrias
Mas nem sempre quem espera, alcança
E por se ver cada vez mais longe de obter aquilo que se quer,
Surgiram a impaciência, o erro, os enganos, as dúvidas. A mágoa.
E veio a intolerância. E se criou o vazio da incompreensão.
Esperei em vão por respostas que nunca chegaram.
Tentei e tentei. Inúmeras vezes.
Jogando palavras ao vento, assumindo o desequilíbrio das minhas atitudes.
Impossível apagar as consequências de um gesto absurdo
Mais impossível ainda é tirar da memória todos os significados
Tudo o que se viveu.....todas as lembranças de intenso deleite
Tentei até que meus olhos viram a dimensão de todas as coisas.
Os seus olhos, castanhos como os meus,
Não souberam me enxergar e nunca realmente me viram
Nos meus olhos, castanhos como os seus,
algumas lágrimas ainda teimam em aparecer
Deixa prá lá!
Bom mesmo é cantar mas....
tinha que me lembrar logo dessa canção?

De repente do riso fez-se o pranto
Silencioso e branco como a bruma
E das bocas unidas fez-se a espuma
E das mãos espalmadas fez-se o espanto

De repente da calma fez-se o vento
Que dos olhos desfez a última chama
E da paixão fez-se o pressentimento
E do momento imóvel fez-se o drama

De repente, não mais que de repente
Fez-se de triste o que se fez amante
E de sozinho o que se fez contente

Fez-se do amigo próximo o distante
Fez-se da vida uma aventura errante
De repente, não mais que de repente
("Soneto da Separação - Vinícius de Moraes")

2 comentários:

  1. Esse soneto é o que vivo hj... Gostei de vir aqui. Volto mais vezes...
    bjk

    ResponderExcluir
  2. Tomei a liberdade e postei em um dos meus blogs: http://ex-quecido.blogspot.com (espero que não se importe... consta o link direcionando pra cá).

    Fica o convite pra me visitar neste e nos outros:
    http://hajahojeparatantoontem.blogspot.com (meu blog pessoal, onde mais posto);
    http://atravesdosolhosdaalma.blogspot.com (blog fotográfico com pitadas de poesia);
    http://dommageatrois.blogspot.com (escrito a três teclados: o meu e duas outras amigas).

    bjk

    ResponderExcluir